Publicado: Terça, 16 Janeiro 2024 09:16 | Por:

Prefeitura de Nova Ubiratã inicia semana de conscientização e avaliações médicas no enfrentamento da Hanseníase

A Secretaria de Saúde promove ações intensivas de prevenção e diagnóstico, reforçando o compromisso com a saúde da população.

A Prefeitura de Nova Ubiratã, por intermédio da Secretaria de Saúde, anuncia uma série de iniciativas em honra ao Mês de Conscientização e Combate à Hanseníase. Entre 22 e 26 de janeiro, uma equipe especializada, composta por médicos e enfermeiros, estará conduzindo avaliações de Hanseníase em indivíduos que tiveram contato com pacientes, assim como naqueles que apresentam sinais e sintomas da doença.

Esta ação proativa visa fortalecer a prevenção e o diagnóstico precoce, reafirmando o compromisso da administração municipal com a saúde da população. A Prefeitura convida a comunidade a participar ativamente desse esforço coletivo, contribuindo para a construção de uma cidade mais saudável e consciente.

Confira mais informações:

O que é Hanseníase?

A Hanseníase, também conhecida como lepra, é uma doença crônica causada pela bactéria Mycobacterium leprae, afetando principalmente a pele e os nervos periféricos.

Quem pode contrair esta doença?

Embora qualquer pessoa possa contrair a Hanseníase, a transmissão ocorre principalmente em indivíduos que mantiveram contato próximo e prolongado com portadores da bactéria.

Como é a transmissão?

A transmissão da Hanseníase ocorre por meio do contato próximo e prolongado com uma pessoa infectada, mas não é altamente contagiosa. A maioria das pessoas possui resistência natural à doença.

Sinais e sintomas mais comuns:

Os sintomas incluem manchas na pele, dormência, perda de sensibilidade e formigamento. Em casos mais avançados, pode haver deformidades e perda de função em áreas afetadas.

O tratamento consiste em poliquimioterapia (PQT-U), disponível gratuitamente pelo SUS, e está disponível para crianças e adultos. O tratamento é supervisionado nas unidades de saúde.