Publicado: Segunda, 11 Setembro 2023 12:00 | Por:

Dia D da campanha de multivacinação de crianças e adolescentes começa neste sábado (16)

A Secretaria de Saúde de Nova Ubiratã convoca os responsáveis para levarem os menores de 15 anos a uma unidade básica de saúde. Objetivo é recuperar as altas coberturas vacinais no município

Neste sábado (16), o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação, que irá contar com atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, das 07h às 17h, na sala de vacina. A campanha é uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado de Saúde, o Ministério da Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde de Nova Ubiratã. A meta da campanha é aumentar a cobertura vacinal da BCG e Rotavírus para 90% e a dos outros imunizantes para 95% até o fim do ano.

“O fim de semana é quando os pais e responsáveis encontram, geralmente, mais facilidade de ir às unidades de saúde porque não estão envolvidos com suas rotinas profissionais. A atualização da caderneta é muito importante. São vacinas que trazem proteção para a vida inteira”, afirma o secretário de Saúde, Marco Felipe.

Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente estarão disponibilizadas nas unidades de saúde. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Pólio inativada (VIP), Pólio oral (VOP), Rotavírus, pneumocócica 10 valentes, Meningocócica C Conjugada, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela.

No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY e HPV quadrivalente.