Publicado: Quinta, 28 Março 2024 13:05 | Por:

Nova Ubiratã é o primeiro município escolhido pelo Governo do Estado de Mato Grosso para a implantação do SIMCAR Digital Ascom

O mesmo se trata de um sistema inovador que utiliza tecnologia de imagens de satélites para gerar o Cadastro Ambiental Rural, proporcionando mais agilidade e zero papelada

Na tarde desta terça-feira (26), representantes legais da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, da Secretaria de Meio Ambiente e do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Ubiratã, estiveram participando de uma pré-apresentação acerca do novo programa do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que agora será chamado de Sistema Mato-grossense de Cadastro Ambiental Rural (SIMCAR Digital). A pré-apresentação aconteceu na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) e contou com a presença da Secretária Adjunta de Gestão Ambiental e de demais representantes da instituição.

Na ocasião, as Autoridades puderam acompanhar o funcionamento do novo programa, onde Nova Ubiratã foi o primeiro município escolhido pelo Governo do Estado para a sua implantação. O SIMCAR é um sistema eletrônico de âmbito estadual, com base de dados integrada ao Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR), destinado à inscrição, consulta, acompanhamento e gerenciamento da situação ambiental dos imóveis rurais.

O mesmo tem como um dos principais objetivo, receber, gerenciar e integrar os dados de todos os CAR de Mato Grosso, além de cadastrar e controlar as informações dos imóveis rurais, referentes ao seu perímetro e localização. Este novo programa SIMCAR Digital proporcionará maior agilidade na análise dos respectivos CAR dos produtores rurais de Nova Ubiratã.

Durante a pré-apresentação, ficou acordado com a Secretária Adjunta da SEMA, que, do dia 8 ao dia 11 de abril, a equipe da SEMA estará presente em Nova Ubiratã, para a realização do mutirão do SIMCAR Digital. No dia 08 de abril haverá uma palestra na Câmara Municipal de Vereadores, a qual será ministrada pela Secretária Adjunta de Gestão Ambiental, Luciane Bertinatto, e já nos dias 9, 10 e 11 de abril, a equipe da SEMA se disponibilizará a atender todos os produtores rurais de Nova Ubiratã, com a finalidade de sanar dúvidas e iniciar o mutirão do SIMCAR Digital.

Dando continuidade, na manhã desta quarta-feira (27), a comitiva de Nova Ubiratã que estavam cumprindo agenda em Cuiabá, estiveram no Palácio Paiaguás, onde aconteceu a solenidade de lançamento oficial o programa SIMCAR Digital e foi realizada a entrega dos primeiros CAR Digital de Nova Ubiratã. O evento contou com a presença do Governador do Estado de Mato Grosso, Mauro Mendes, da Secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, de Senadores, Deputados e de demais Autoridades das esferas do Estado que trabalham na área ambiental.