Publicado: Quarta, 24 Abril 2024 17:04 | Por:

Secretaria de Agricultura realiza a 1º Assembleia Ordinária de 2024 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) Ascom

Durante a reunião foram apresentados os trabalhos realizados no primeiro trimestre de 2024

Na manhã desta quarta-feira (24), A Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã, por meio da Secretaria de Agricultura, esteve realizando a 1º Assembleia Ordinária de 2024 do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS). O mesmo tem como objetivo prestar acompanhamento, controle e avaliação da Política Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.

A reunião aconteceu na Prefeitura Municipal e contou com a presença dos Servidores da Secretaria de Agricultura, do representante da EMPAER, do Fiscal do Meio Ambiente, que também é Coordenador Municipal de Defesa Civil, da representante da JM Consultoria, Ariane dos Reis Sousa e do representante do Sicoob, Rogério Batchki. Durante a Assembleia, a Engenheira Agrônoma da Secretaria de Agricultura destacou os trabalhos realizados no primeiro trimestre de 2024.

Dentre eles estão: agro itinerante, entrega de calcário e compostagem, acompanhamento e consultoria do SEBRAE, atendimentos veterianários, coletas de solo para análise, visitas às áreas com tanques escavados para piscicultura no distrito de Entre Rios, reunião com o grupo Amigos da Terra (CAT), participação em evento sobre piscicultura da Secretaria de Agricultura Familiar do município de Sorriso, reunião da médica veterinária da Secretaria de Agricultura local, em Cuiabá, para tratar sobre a unidade de castração e melhoramento genético para gado de leite na EMPAER e SEAF.

Além das atividades técnicas desenvolvidas, foi realizado também, um curso de boas práticas de higiene para os participantes da III Feira do Peixe em Nova Ubiratã e a realização da mesma, a qual movimentou mais de R$ 111.000.00 nos dois dias de evento, e por fim, o evento para coletar assinaturas de títulos de dominio da reforma agrária do  Assentamento Cedro Rosa.

Após a apresentação de todas as atividades realizadas neste 1º trimestre, todos os presentes puderam discutir sobre o planejamento municipal para o ano atual e para o ano de 2025. durante a assembleia foi debatido ainda, sobre a atuação do CIDESA em Nova Ubiratã, principalmente para estabelecimento do SELO de inspenção de produtos de origem animal.