Publicado: Quinta, 08 Fevereiro 2024 09:11 | Por:

Autoridades Municipais participaram de aula inaugural do curso Técnico em Agropecuária na Escola Estadual 19 de dezembro Ascom

O curso é uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã com o IFMT do campus de Sorriso e SEDUC

Na tarde desta terça-feira (06), o Prefeito Municipal de Nova Ubiratã, Edegar José Bernardi, juntamente com o Secretário de Agricultura, Assis Junior Guollo e com o Vereador Municipal, Francisco Fábio Cavalcante, estiveram presentes na Escola Estadual 19 de dezembro para acompanhar o início das aulas do curso Técnico em Agropecuária, o qual é uma parceria da Prefeitura Municipal de Nova Ubiratã com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) do campus de Sorriso e Secretaria de Estado de Educação (SEDUC).

Além da presença das Autoridades Municipais na aula inaugural, estiveram presentes também, a diretora da Escola Estadual, Viviane e demais colaboradores da Unidade de Ensino, a diretora regional de Educação da SEDUC, Cristiane Signor, o diretor geral do IFMT do campus de Sorriso, Claudir Von Dentz e demais representantes do IFMT.

O curso Técnico em Agropecuária está sendo compartilhado com a Escola Estadual 19 de dezembro, o qual marcará o início das atividades em formação complementar dos alunos ao longo do Ensino Médio. A modalidade do curso ofertado é chamado de “concomitante”, onde os estudantes ficam matriculados em duas escolas ao mesmo tempo, sendo na Escola Estadual, responsável pela formação regular do Ensino médio e no IFMT, responsável pela formação técnica.

O Prefeito Municipal expôs que no final do 3º ano do Ensino Médio, os alunos sairão com diplomas do curso Técnico em Agropecuária, já preparados para o mercado de trabalho, antes mesmo de iniciar a faculdade. Destacou ainda, que o curso servirá como base para cursos superiores como por exemplo de Agronomia e outros.

Cursos como esse são de suma importância para o desenvolvimento de Nova Ubiratã, sendo a Agropecuária uma atividade essencial da economia, a qual consiste em um conjunto de atividades econômicas pertencentes ao setor primário, e é fundamental que o município tenha pessoas capacitadas para atividades como essa.

Na ocasião, as Autoridades Municipais presentes convidaram a equipe do IFMT para fazer uma visita no Viveiro Municipal de Nova Ubiratã, administrado pela Secretaria de Agricultura, onde são produzidas 90% das flores e 100% das mudas de árvores, para plantio de passeio e diversas outras espécies ornamentais e reflorestamentos.